sábado, 12 de abril de 2008

Foto Do Mosquito:

Aqui está uma foto do mosquito que transmite a Dengue.
Nem todo mosquito Aedes aegypti tem o vírus da dengue. Ele se torna portador do vírus ao picar alguém contaminado. As fêmeas podem passar o vírus para seus ovos, gerando mosquitos que já nascem contaminados. O Aedes portador do vírus contamina toda pessoa picada que pode ou não desenvolver a doença aparente. Somente um exame de sangue específico vai indicar se a pessoa está contaminada.
Está redondamente enganado quem pensa que a dengue é problema apenas das favelas. Ao contrário das doenças que proliferam nas periferias onde o esgoto corre a céu aberto, o mosquito da dengue odeia água suja. Ele prefere pôr seus ovos na água parada dos pratos de plantas do quintal, em objetos jogados no terreno baldio ao lado da sua casa ou que foram largados nas ruas e calçadas. Cerca de 80 milhões de pessoas, em 100 países, são infectadas, anualmente, pelo mosquito da Dengue, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Vinte mil morrem em todo o mundo em conseqüência da doença.
Como é praticamente impossível eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, o jeito é erradicar os focos do mosquito, identificando os objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes.
Há outra conseqüência que pode se tornar ainda mais trágica: o aumento de casos de dengue hemorrágica, que pode levar à morte.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçará o atendimento aos pacientes com suspeita de dengue neste fim de semana. No sábado, 99 postos de saúde estarão à disposição da população. Já no domingo, funcionarão 30 unidades de atenção básica. Dessas, sete permanecerão abertas 24 horas.

Nenhum comentário: